Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

Coeficiente de Solubilidade


Sempre tenha em mente:
Soluto + solvente = solução
Exemplo: sal + água = água salgada

As soluções podem ser classificadas em insaturada, saturada e super-saturada.
É dado um sal cujo coeficiente de solubilidade é de 40g/100ml de água.


Imagine que dentro desses três recipientes temos 100ml ou 100g de água. 
A primeira é uma solução insaturada, pois como podemos observar, o coeficiente de solubilidade, ou seja, quanto o solvente aguenta diluir desse soluto é 40g. Isso quer dizer que o solvente ainda aguenta 20g do soluto.

O segundo exemplo é de uma solução saturada, onde a quantidade de soluto é a mesma do coeficiente de solubilidade. Ou seja, o sal está completamente diluído, e também no limite do solvente. 

O terceiro e ultimo exemplo é quando a quantidade de soluto excede a capacidade do solvente. A agua consegue diluir 40g, porém foi colocado 60g. Como podemos ver, o sal fica no fundo do recipiente, por isso naquelas horas onde colocamos muito achocolatado no leite e ele fica no fundo do copo, é uma solução super-saturada.

Exemplo de exercícios:
O coeficiente de solubilidade do KNO3 (nitrato de potássio) é de 20g de KNO3 para 100g (ou 100ml) de água. Qual a quantidade de sal que se pode dissolver em 250g de água?


Como vemos no exemplo, deve-se organizar as informações da conta em uma regra de três. Multiplicando em X e depois dividindo os resultados, você terá a quantidade do soluto. Tudo é uma questão de interpretação, fácil não?

Dúvidas? Pergunte no fórum, respondemos pra você! Clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário