Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

Equação de 1º grau


Equação de 1º grau
  • Para realizar a resolução de uma equação de primeiro grau, devemos sempre ter em mente que o valor desconhecido (conhecido como incógnita) sempre será representado por uma letra, normalmente X, Y, Z.
  • Contém sinais de operação como adição (+), multiplicação (x) , divisão (÷, : ou /), subtração (-), radiciação () e igualdade (=).
  • O sinal de igualdade divide a operação em duas partes: a dos números e a das letras.

Veja o exemplo a seguir:
Como dito anteriormente, o sinal de igualdade divide a conta em duas partes, então temos que deixar de um lado os números e do outro, as letras, assim:
     
Note que ao levar o número 10 para o outro lado da igualdade, ele trocou de sinal. Isso é uma regra que nunca se deve esquecer: ao passar um número para o outro lado da igualdade, invertemos o sinal, portanto se está somando, passa subtraindo, se está multiplicando, passa-se dividindo e visse versa. 
Por fim, resolve-se a operação, obtendo então o resultado ou valor da incógnita.

Simples, não?
Vamos para outro exemplo:
Essa é uma equação que contém duas incógnitas, portanto é um pouco mais complicada, lembrando que se pode ter infinitas incógnitas, porém o processo é sempre o mesmo. Como na primeira, você deve separar as letras dos números, aplicando aquela regra do sinal.
Como se pede o valor de um X, você divide o resultado por 2 (porque são 2X, se fossem 3X dividiria-se por três, e assim por diante) e descobrirá que:

Se você quer aprender a realizar radiação para aplicar em uma equação, clique aqui.
Dúvidas? Pergunte no fórum, respondemos pra você! Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário